TV

Série de reportagens mostra como o Brasil precisa estimular etapa fundamental no desenvolvimento de vacinas: a fase de testes em humanos.

Clique aqui para assistir o vídeo da reportagem no Jornal Nacional

O desenvolvimento de qualquer vacina, de qualquer remédio, é um trabalho científico que exige tempo, investimento e a colaboração de muita gente. Sem isso, a medicina não avança e a cura e a prevenção de muitas doenças ficam prejudicadas.

A partir desta segunda-feira (18), a repórter Sandra Passarinho vai mostrar, numa série de reportagens especiais, como o Brasil precisa estimular uma etapa fundamental nesse trabalho todo: a fase de testes em seres humanos.

Todo medicamento na prateleira de uma farmácia, precisa antes ser testado em seres humanos. Qualquer substância que tenha chance de virar um novo medicamento percorre um longo caminho antes de entrar no corpo humano.

Primeiro, os pesquisadores avaliam em laboratório. Em seguida, com animais. Depois vêm os testes clínicos, que são feitos em seres humanos, em etapas.

Na fase 1, a nova substância é testada em pequenos grupos de voluntários, a maioria saudáveis, para avaliar como o medicamento age no organismo. Na fase 2, o teste é feito em um grupo, de 100 a 300 pessoas, que têm a doença estudada. A fase 3 pode envolver até milhares de voluntários.

Mas o trabalho dos cientistas não termina aí. Na fase 4, depois de o medicamento ser aprovado pelas autoridades sanitárias, alguns testes ainda são feitos para detectar possíveis efeitos colaterais na população a longo prazo, o que pode levar muito tempo. E o que faz uma pessoa se doar para o bem de todos?

“Na minha família mesmo quando eu contei: ‘Ah sou voluntária no teste de vacina contra a dengue’. ‘Nossa você está louca?’. Ouvi muito isso”, conta a estudante Anielly Rocha.

“O pessoal acha muito que somos loucos por causa disso. Está tomando o vírus da dengue, vai morrer. E não é bem assim”, diz o marceneiro Marco Paneto.

Aniellly e Marco são saudáveis e participam do teste de uma vacina contra a dengue criada nos Estados Unidos, se for aprovada será desenvolvida no Brasil. É um projeto entre a USP e o Instituto Butantan, e financiado pelo BNDES.

A vacina é produzida com o próprio vírus da dengue, mas que foi muito enfraquecido, e pretende proteger contra os quatro diferentes tipos da doença.

"Ela induz o organismo dos vacinados a criar uma defesa conta o vírus da dengue. E aí a pessoa nunca teria mais dengue, se tudo der certo", afirma doutor Esper Kallas, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Se tudo der certo, a vacina pode chegar ao mercado em 2018. Uma esperança de deixar no passado o sofrimento da epidemia que o Brasil ainda vive.

Na faculdade de medicina do ABC, em Santo André, as drogas em estudo podem fazer a diferença para quem não tinha mais nada a perder. Luiz tem câncer e encarou a pesquisa como uma opção melhor de tratamento.

“O dia que eu vim aqui na primeira vez eu sentei ali na cadeira tremendo, sem saber, na hora ainda estava naquela: faço ou não faço, faço ou não faço”, lembra Luiz Vanderlei de Souza.

Luiz Vanderlei acha que já teve um ganho inicial no teste clínico que vau durar vários anos. Esse ganho é o de ter voltado a caminhar normalmente, porque o linfoma atrapalhou o movimento da perna direita, a ponto dele não poder andar absolutamente nada durante muito tempo.

Luiz faz um teste que compara a quimioterapia convencional para o câncer do sistema linfático com um novo remédio, mais complexo.

Jornal Nacional: Já que sua perna está praticamente boa, me mostra o que você consegue fazer?
Luiz Vanderlei de Souza: Hoje eu me abaixo normal.
Jornal Nacional: Abaixa? Dobra a perna?
Luiz Vanderlei de Souza: Normal.
Jornal Nacional: Correr?
Luiz Vanderlei de Souza: Um pouquinho.

Mas o país pode fazer mais testes clínicos do que tem feito. O Brasil realiza apenas 2% dos testes clínicos feitos no mundo. Em primeiro lugar, vêm os Estados Unidos com quase 45% do total, entre 162 países.

Cientistas afirmam que a burocracia atrasa os testes. No Brasil, o tempo de aprovação de pesquisas para testar medicamentos em humanos tem sido bem maior do que a média mundial: leva, cerca de um ano, dizem os pesquisadores. Os Estados Unidos demoram, mais ou menos dois meses para aprovar um projeto; a Coreia do Sul, um mês.

“A gente precisava de um processo que respeitasse as etapas de aprovação, que são importantes, de verificação de todo o processo. Mas que fosse um processo um pouco mais rápido, porque esse tempo que a gente perde são vidas que podem se perder. Algumas doenças principalmente que assolam a vida dos brasileiros tem que ter um processo de maior atenção e mais agilidade nas aprovações das pesquisas”, afirma o doutor Esper Kallas, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

No início do ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou novos prazos pra agilizar a liberação de testes. E, assim, diminuir a fila de pedidos em análise na Anvisa.

“Previsão de 90 dias para alguns estudos e de 180 dias para estudos mais complexos. Favorecerá que o Brasil aumente o número de estudos, favorecerá que os pacientes brasileiros sejam inseridos nessas pesquisas”, explica a superintendente de Medicamentos da Anvisa, Meiruze Sousa Freitas.

Mas a ideia é ganhar muito mais.

Anielly Rocha: Uma frase que eu levo comigo, é fazer o bem, sem olhar a quem..
Jornal Nacional: Você não se sente uma cobaia?
Anielly Rocha: Não me sinto uma cobaia. Me sinto uma voluntária.

Fonte: Jornal Nacional

Facebook

PL 7.082/17

Decidimos esclarecer alguns pontos importantes acerca da nossa estratégia e posicionamento sobre da tramitação do PL 7.082/17 no Congresso Nacional.

saibamais

Manifestação sobre a CPI da Fosfo

A Aliança Pesquisa Clínica Brasil vem a público manifestar-se sobre o Relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sobre o estudo de eficácia da fosfoetanolamina sintética, a chamada “pílula do câncer”.

saibamais